Também conhecido como “Pastor alemão”, esse cão de trabalho é uma das raças mais conhecidas e reconhecidas. O Alsaciano é incrivelmente inteligente e é capaz de realizar praticamente qualquer tarefa para a qual você o treine. Esses filhotes são tão leais quanto seus donos e sempre estarão prontos para protegê-los a qualquer custo. Apesar de serem famosos pelo trabalho policial/militar, como a busca de drogas, esses cães também são comumente usados como cães de orientação/terapia. Na história recente, o Pastor alemão ficou especialmente famoso por procurar bravamente nas ruínas após os ataques de 11 de setembro para ajudar a localizar sobreviventes.
Esse poderoso cão foi originalmente criado na Alemanha em 1899 para pastorear rebanhos durante todo o dia. Os pastores alemães, como outros cães de trabalho, prosperam quando têm uma tarefa a cumprir – qualquer tarefa. Eles têm muita energia e, se não se exercitarem o suficiente, ficarão entediados… e digamos que seu par de sapatos favorito não estará em boa forma! O Alsaciano gosta especialmente de atividades ao ar livre e adora fazer longas caminhadas com seu dono, o que o torna muito adequado para um proprietário que adora aventuras com seu amigo peludo.
Infelizmente, esses cães geralmente desenvolvem a doença hereditária conhecida como displasia do quadril. Essa condição é resultado de o fêmur não se encaixar perfeitamente no encaixe pélvico da articulação do quadril. Esse encaixe inadequado resulta no desgaste das articulações, o que leva à sua deterioração. Isso pode causar muito desconforto a esses cães, especialmente em sua idade avançada.
Esses filhotes também são ótimos cães de companhia, eles adoram fazer atividades com seu pessoal e rapidamente se tornarão seu novo melhor amigo. Suas personalidades incríveis são a razão pela qual eles estão entre as raças de cães mais populares. Se você é um ladrão, provavelmente não é do seu interesse entrar em um recinto guardado por um Pastor alemão. Pesando até 95 libras de puro músculo, esse animal é absolutamente destemido e não se intimida em proteger seu território. Seu latido forte é suficiente para fazer com que qualquer intruso saia correndo pela porta, desejando ter ficado na faculdade.