“O cão mais amado da Holanda”. O Keeshond não recebeu apenas essa reputação, ele a conquistou. Esses cães de porte médio, que pesam entre 35 e 45 libras, são bondosos e adoram estar com seus donos. Deixar seus Kees sozinhos por longos períodos é uma receita para deixá-los infelizes. Eles ficarão mais do que felizes em acompanhá-lo aonde quer que você vá.
O Keeshond tem uma história fascinante. Eles deixaram sua marca inicial durante um período de agitação política na Holanda. O líder do partido rebelde, que era formado principalmente por civis comuns, tinha um cão do tipo spitz que se assemelhava muito ao Keeshond moderno. O cão tornou-se o símbolo do partido, e sua demanda aumentou rapidamente. O cão também era muito popular como companheiro e cão de guarda em pequenas embarcações durante os séculos XVII e XVIII. Infelizmente, quando o partido rebelde foi derrubado, a maioria desses cães foi destruída pelo partido adversário. Os únicos filhotes que permaneceram foram aqueles que viviam nas áreas rurais do país. Felizmente, a raça foi redescoberta em 1905 e sua popularidade vem aumentando desde então.
Esses filhotes fofos podem ser rapidamente identificados por seu rosto de raposa, suas orelhas pontudas e sua cauda emplumada carregada no alto das costas. O aspecto mais adorável de suas características é a marca registrada “Spectacles” (óculos). A forma como a cor do pelo escurece ao redor dos olhos dá a impressão de que eles estão usando óculos de sol de grife. Sua aparência, por si só, é suficiente para colocar um grande sorriso em seu rosto.
Embora esse filhote tenha a tendência de latir bastante, ele é um amante, não um lutador. Mesmo que a pessoa para a qual ele estava latindo entre em sua casa, ele provavelmente começará a cumprimentá-la de forma brincalhona. Essa raça é extremamente treinável e adorará aprender novos truques. O Kees é um cão feliz em geral e não precisa de nenhuma manutenção específica. A única coisa que ele deseja, além de petiscos, é atenção e amor da família. Devido à sua ótima personalidade, isso não deve ser um problema, você vai querer tê-lo ao seu lado o dia todo!